A Nova Geração da Odontologia Brasileira: o Efeito Dunning-Kruger e a Sabedoria Socrática

Autores

  • Irineu Gregnanin Pedron

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

A Odontologia brasileira vive hoje, um paradoxo: nunca houve tanta tecnologia disponível, e ao mesmo tempo, tanta preocupação com a maturidade clínica dos recém-formados. Este editorial explora a intersecção entre o Efeito Dunning-Kruger - um viés cognitivo onde a incompetência gera confiança excessiva - e a máxima socrática "só sei que nada sei", aplicando-os ao perfil do cirurgião-dentista recém-graduado. Observa-se um fenômeno de "muita ousadia e pouca experiência", exacerbado pelo conceito do "Dentista Líquido". Através da análise da literatura recente, discutimos os riscos dessa autoconfiança descalibrada e a necessidade urgente em resgatar a humildade intelectual e a solidez do conhecimento básico como ferramentas de segurança clínica e ética.

Biografia do Autor

Irineu Gregnanin Pedron

Periodontista e Implantodontista. Mestre em Ciências Odontológicas pela FOUSP. Professor, Disciplinas de Periodontia e Clínica Integrada, Curso de Odontologia, Centro Universitário Braz Cubas, Mogi das Cruzes, São Paulo.

Downloads

Publicado

2026-02-18

Como Citar

Pedron, I. G. (2026). A Nova Geração da Odontologia Brasileira: o Efeito Dunning-Kruger e a Sabedoria Socrática. Journal of Clinical Implantology and Surgery, 2(3). Recuperado de https://jcis.com.br/index.php/jcis/article/view/46

Edição

Seção

Editorial